O que é Marketing Digital? Entenda como funciona e veja os resultados

Afinal de contas, o que é Marketing Digital? Essa pergunta que está na boca do planejamento das empresas faz todo sentido. Mas, você tem ideia do que é e como funciona? Vem comigo!

Marketing tradicional todo mundo conhece. Mas, o que é marketing digital? É bem comum afirmarmos que tudo hoje, ou quase tudo, gira em torno desse nosso mundinho virtual que está cada dia mais deixando de ser tão virtual assim. Tudo o que consumimos é em forma de átomo. É, talvez, mas não se iluda. Nossa vida está sendo conduzida ao consumo em forma de bytes. O que quer dizer isso em poucas linhas? Boa parte do nosso consumo não está mais em estado físico. A música é um belo exemplo de um mundo que transforma a matéria em discos e posteriormente cd’s e agora é consumida através de streaming. Mas vamos deixar isso para outro artigo. O que quero realmente dizer é que o bom e velho marketing precisou passar por adaptação.

Não há a menor possibilidade de utilizar as mesmas ferramentas em um mundo completamente desconhecido e novo. É óbvio que o diferente se destaca com mais facilidade. Mas nada é obsoleto. Assim como na natureza, na tecnologia e no marketing nada de desperdiça, tudo se adapta ou transforma. E este deve ser o curso natural das coisas. O que quero realmente dizer é que o bom e velho marketing precisou passar por adaptação. E é aí que entra o tão falado Marketing Digital.

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Acima, dois exemplos de publicidade ultrapassada. Hoje, com certeza não seria publicada.

Sua empresa ou seu negócio por menor que seja precisa estar por dentro dessas inovações. O marketing é feito também boca a boca, mas um trabalho realmente bem feito precisa de estudo e dedicação. Vamos profissionalizar a parada? Assim, você consegue, entre outras coisas, dizer muito, falando pouco.

Neste artigo vou te ajudar a entender um pouco mais deste assunto.

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Ora bolas, o que é marketing digital?

Nada mais é do que criar ações que venham a divulgar seu produto ou seu serviço em plataformas digitais. Estas plataformas são, essencialmente websites e redes sociais. Entre as estratégias existentes no marketing digital podemos destacar o marketing de conteúdo, inbound Marketing e SEO.

Blz, mas quais as vantagens?

Bem, as vantagens são inúmeras. Mas, a principal e que sei que você vai gostar muito de saber diz respeito ao investimento. O formato tradicional necessita de um investimento maior devido aos valores propostos pela mídia e pelos veículos de divulgação. Além disso, a comunicação neste formato proporciona uma interação maior com o consumidor final. A internet dá o direito de resposta e opinião dos que acessam a mídia em tempo real.

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Por que o marketing digital traz mais resultado?

No marketing tradicional, as formas de medir os resultados não são tão simples como no digital. Umas dessas formas é a pesquisa, que nem sempre é algo barato e acessível a todas as empresas ou prestadores de serviços. No digital, as próprias plataformas e o Tio Google oferecem métricas bem definidas. Nela são apresentados os números de acesso com gráficos simplificados. A parte boa também é que grande parte destas métricas estão disponibilizadas gratuitamente.

Imagina, tendo estas métricas em mãos e em tempo real fica mais objetiva a mudança do direcionamento da sua campanha ou investimento no marketing. Com todo esse conteúdo em mãos, não tenha medo de abusar da sua criatividade.

Vejamos um exemplo: sua empresa desenvolve produtos para o público feminino, dos 18 aos 60 anos, das classes B e C. Você direciona o seu investimento e pode medir como foi a ação nos primeiros 15 ou 30 dias. Com os resultados em mãos, confere se está ou não no caminho certo.

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Humm… agora entendi. Mas como eu faço isso?

Ok. Agora que você já entendeu o que é o tal famoso e aclamado marketing digital, o próximo passo é conhecer um pouco onde você pode investir.

Existem vários canais como blogs, sites, portais de notícias, anúncios patrocinados, e-mail marketing, redes sociais, youtube, spotfy, etc… Cada canal de veiculação possui sua tabela de preços e negociação que se adequam ao tamanho do seu investimento.

Por isso, é importante planejar como você vai investir os seus recursos. Alguns deles até fornecem uma prévia/estimativa dos resultados, como é o caso do Facebook.

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“O bom conteúdo é a melhor ferramenta de vendas do mundo.” – Marcus Sheridan, Presidente do The Sales Lion, considerado o papa do marketing digital.

Marketing de conteúdo

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Agora que você já decidiu por qual plataforma ou mídia digital investir o seu suado dinheirinho, vem a pergunta principal: Qual será o meu conteúdo?

Este conteúdo pode ser em formato de anúncio, vídeo ou texto, mas ele é relevante para o seu público?

Você conhece o seu público. Então, seja criativo nas suas ações e divulgue algo que o toque e que também o faça replicar isso através de compartilhamento. Este é o tal de engajamento. Engajamento é este movimento de interagir e compartilhar o seu post, produto ou serviço no mundo digital, mas que traz resultados palpáveis no mundo real, tais como a valorização da sua marca e o aumento da procura pelo seu produto ou serviço. Com certeza você já recebeu compartilhamentos de promoções no seu grupo da família ou foi marcado em alguma publicação bacana no Facebook, né?!

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Search Engine Optimization, mas pode chamá-lo de SEO

Apesar do nome ser complicadinho de escrever e falar, o SEO nada mais é do que a forma como as pessoas te encontrarão no Google. É uma espécie de palavra chave. Esta palavra chave ou expressão chave será identificada pelos algoritmos do Google que apontarão ao pesquisador um resultado mais apropriado.

Sai na frente, evidentemente, quem investe em anúncios do Google e também entende melhor como transforma o seu item a ser divulgado em palavra chave.

Vou te dar um exemplo. Você tem uma loja de cosméticos e está com uma mega promoção de um “creme capilar para mulheres de cabelos claros”. Calminha aí. Ninguém procura assim no Google. Ao invés de escrever esta descrição quilométrica, que tal divulgar apenas “creme para cabelos louros”? Viu como é simples?! 😉

O Google tem a disposição os critérios que você pode usar para estar sempre no topo da lista. Além disso, o que não falta no Youtube é vídeo aulas sobre o tema.

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Inbound Marketing (Ah! Esses termos em inglês…)

O inbound marketing é bem similar ao marketing de conteúdo. Aqui mesmo no blog tem um artigo top falando sobre o tema. Mas vou destacar aqui, pois é uma das 3 estratégias principais do marketing digital

Cada um tem suas características e peculiaridades, mas o objetivo final é captar o seu cliente. Em seu planejamento isso precisa estar muito claro. O lance é atrair a atenção do seu cliente. Seja para comprar o seu produto ou valorizar a sua marca.

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Podemos visualizar o inbound marketing como o funil acima. No fim dele, conseguimos atingir o alvo. Todo o trabalho de inbound é direcionado ao seu público consumidor.

Começamos com o planejamento onde é identificada todas as necessidades. Em seguida, partimos para o alcance, onde você vai pesquisar e explorar o seu público. O terceiro passo é a ação. Sim, é hora de colocar o plano em prática. Daí vem a conversão (que maravilha!!) É quando você transforma os clicks e compartilhamentos em retorno identificados lá no início com o planejamento. Com isso surge o engajamento. Seus clientes viram seus fãs e os divulgadores gratuitos da sua marca, pois foram impactados por um conteúdo mega interessante e resolveram compartilhar.

Espero que eu tenha conseguido esclarecer um pouco mais sobre o marketing digital e que este ajude a levar soluções para o seu negócio. Então, te peço que analise este conteúdo e também compartilhe com os seus amigos. E, lembre-se sempre, a sua opinião é muito importante para nós! (rsrs odeio esses clichês publicitários!)

Alex Fleming - Graphic Designer

Vamos criar um projeto incrível juntos?